É uma grande ajuda frequentar aulas de preparação para o parto. Normalmente, têm uma componente teórica, na qual se fornece uma informação completa sobre o desenvolvimento da gravidez e do parto e uma prática na qual se ensina uma série de exercícios e técnicas de relaxamento que são de máxima utilidade para enfrentar o parto nas melhores condições.
Aprenderá muito acerca da gravidez, do parto e de como cuidar do seu bebé. Irão prepará-la para o que se irá passar no hospital, que procedimentos poderão ser necessários e as razões que os justificam. Perceber o que poderá acontecer durante o trabalho de parto fará com que se sinta menos ansiosa. Também é muito útil visitar o hospital onde planeia ter o seu filho. Tudo isto a irá ajudar a descontrair e a lidar melhor com a situação.
Durante a gravidez, a enfermeira irá ensiná-la a controlar a respiração e quais os procedimentos que a ajudarão a suportar as dores das contracções. Também irá ensiná-la sobre a forma correcta de se movimentar, as melhores posturas para trabalhar e como relaxar de forma a minimizar os problemas nas articulações e costas, durante e depois da gravidez.
Nestas aulas poderá também aprender que medidas podem ser utilizadas para o alívio das dores.
A preparação para o parto deve começar às 28 semanas de gestação.
Objectivos
· Preparar o casal grávido, física e emocionalmente para vivenciar e participar activamente de todo o processo que envolve a maternidade
· Conhecer a anatomia e a fisiologia do aparelho reprodutor feminino.
· Desmistificar o parto
· Informar-se sobre o desenvolvimento da gravidez e do parto.
· Conhecer os recursos médicos
· Esclarecer dúvidas e preocupações
· Criar uma boa disposição emocional em relação ao parto
· Praticar exercícios que permitam enfrentar melhor o parto
· Partilhar sentimentos e experiências
· Adquirir noções de puericultura
· Conhecer a sala de partos e maternidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário